0

FACEBOOK em 2018: as mudanças que você precisa saber

hoje o facebook tem quase 2 milhões de usuários por mês no mundo, no brasil são 103 milhões de pessoas por mês e 88 milhões por dia não é atoa que o facebook evoluiu de uma rede social para uma plataforma de marketing olha só esses números: 75% das micro e pequenas empresas no facebook dizem que aumentaram as vendas por causa da plataforma e 80% afirmam que a plataforma ajuda a alcançar clientes que de outra forma seriam mais difíceis de acessar.

Antes de começar a ver as novidades lembre que se você for criar uma página para o seu negócio no facebook você tem que criar uma página comercial e não um perfil pessoal.

A página comercial te dá acesso a um monte de recursos incluindo a possibilidade de fazer anúncios além claro de transmitir mais credibilidade.

A primeira grande mudança que vai influenciar diretamente seus resultados no facebook são as mudanças no algoritmo que escolhe quais posts terão destaque no feed de notícias desde janeiro de 2018 facebook passou a dar mais relevância para os posts de amigos e família principalmente aqueles que dão origem a conversa nos comentários.

Por exemplo, um post do seu amigo pedindo recomendações de viagem, um vídeo da sua infância que atraiu um monte de comentários ou uma notícia que rende uma discussão para as páginas comerciais no facebook.

Isso dá a entender que o alcance dos posts orgânicos deve diminuir o que não é uma boa notícia para os empreendedores, certo mas calma, em entrevista ao site wired o vice presidente do facebook deu vários detalhes sobre a mudança no algoritmo e com essas informações da pra entender melhor como as páginas comerciais podem gerar relevância para seus posts fabricantes.

O algoritmo vai observar quais são os conteúdos que inspiram interações autênticas entre pessoas e dar mais destaque por isso se uma notícia ou um vídeo gerar mais conversas a relevância desse conteúdo será até maior do que antes da mudança do algoritmo.

O facebook vai valorizar mais os comentários do que as curtidas, a razão para isso é que curtir é uma ação muito fácil enquanto tirar tempo para escrever uma resposta demanda um esforço maior

O facebook alerta que se forçar as pessoas a comentarem ou reagir às postagens fará com que esses conteúdos sejam penalizados e rebaixados o nível de relevância.

Exemplos dessas escutas são poucos do tipo comente o nome de um amigo aqui se ele não responder em dez minutos ele te deve uma carona, curta esse post se você é de capricórnio, comente sim se você também gosta de chocolate igual a mim, compartilhe esse post com dez pessoas para concorrer ao sorteio de 20 folhas.

Agora deixa eu esclarecer um detalhe importante, essas novas regras não se aplicam aos anúncios incluindo os posts impulsionados.

De qualquer forma independente se você tem dinheiro para investir em anúncios ou não essas mudanças no facebook mostram que é preciso sempre usar também outros canais de comunicação como por exemplo seu blog, suas listas de marketing…

Essa é a única maneira de evitar que você seja refém da boa vontade das redes sociais lembre que a sua agência no facebook não é sua de verdade, prova disso é que as suas postagens não inspecionadas são exibidas para menos de 2% das pessoas que curtem a sua página mesmo assim não dá pra abrir mão da relevância do alcance do facebook.

 

admin

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *